A canela é considerada uma das especiarias mais antigas e muito apreciada na gastronomia pelo seu sabor marcante e aroma agradável.
Não é por acaso que essa especiaria ficou tão popular na confeitaria, já que uma pitada de canela em pó pode ser suficiente para trazer aroma e sabor para a receita e deixar tudo ainda mais especial!
Além disso, possui grande valor nutricional. Ela contém um composto chamado cinamaldeído, que é responsável pela maioria dos benefícios da canela.
COMO USAR A CANELA EM PÓ:
A canela em pó deve ser usada na finalização dos pratos, ao contrário da canela em pau, que pode ser usada durante o cozimento das receitas.
O seu uso mais comum é nos doces, como por exemplo em tortas, como a banoffe onde é muito utilizada na massa e no chantilly.
Em bolos, pode ser usada no preparo das massas e das coberturas.
Seu uso mais comum é sendo polvilhada com açúcar sobre o bolo ainda quente.
Aliás, a combinação açúcar e canela é muito usada na finalização de doces fritos, como o bolinho de chuva, churros e rabanada.
Outra dica de ouro é é que ela harmoniza muito bem com frutas. Experimente utilizá-la na torta de maçã, incluir o tempero em geleias, caldas ou comer in natura, com uma fruta amassada.
Basta amassar uma banana, levá-la ao micro-ondas com um pouco de canela e você tem uma sobremesa fácil e saudável à sua disposição.
Outra combinação imbatível e muito apreciada nas receitas brasileiras é juntá-la com o cravo, como a canjica e até em bebidas, como o quentão.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, essa especiaria pode ser usada em receitas salgadas, como na culinária indiana e na árabe. No Oriente Médio, carnes, como a de cordeiro, são temperadas com a especiaria, ganhando um delicioso sabor agridoce.