O denver steak é um corte que a cada ano ganha mais popularidade nos churrascos brasileiros. A origem da carne em si é incerta, mas o nome “denver steak” foi escolhido nos Estados Unidos em 2009 pelo Programa do Beef Checkoff, qual a finalidade é identificar e promover novos cortes de carnes mundo afora.
O denver steak vem da parte dianteira do boi, proveniente da região do acém. Mesmo assim, o denver apresenta elevado grau de marmoreio e suculência, que o faz ser muito superior ao próprio acém. Além disso, o corte de carne denver possui uma consistência diferenciada na hora de degustá-lo.
Se você considerava um churrasco com acém bovino, então vale mais a pena selecionar um corte especial como o denver. Ele oferece muita maciez e fica ainda mais saboroso quando mal passado. Para temperar, recomendamos o molho chimichurri, pois harmoniza perfeitamente com carnes nobres para seu churrasco.
O Denver pode ser preparado na grelha para aproveitar o marmoreio da carne. A recomendação é grelhá-lo em duas etapas. Primeiro, mais próximo à brasa até marcar bem a carne e depois movê-lo para uma área de temperatura mais amena. O ideal é servir o Denver Steak do ponto para mal passado
Outra sugestão é deixar o Denver descansar por alguns minutos (no máximo 5, dependendo da espessura da carne). Assim os sucos da peça se redistribuem e você terá uma carne com ainda mais maciez, sabor e suculência.