O presunto espanhol é famoso no mundo inteiro pelo seu sabor singular. Além de ser apreciado pelo mundo e reconhecido como iguaria espanhola, o jamón é definitivamente um dos produtos prediletos da gastronomia ibérica para os espanhóis. Os presuntos encontrados na Espanha distinguem-se em dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano.
O jamón serrano é o mais consumido na Espanha pela facilidade de ser encontrado e pelo seu preço mais econômico. Ao contrário do jamón ibérico, a denominação de jamón serrano não está relacionada com a raça do animal, mas sim com a forma em que a carne é curada.
Normalmente todos os presuntos que não são ibéricos são chamados de serranos ou de jamón branco, os animais utilizados não procedem do porco ibérico e as raças mais utilizadas são o Pietrain, Duroc, Landrace e Large White.
Os presuntos só são realmente serranos quando a cura é feita no clima seco e frio da serra, caso contrário devem ser chamados de jamón curado.
O processo de produção único da Haciendas garante que o Presunto Serrano contenha um teor de sal muito inferior ao resto dos presuntos fatiados do mercado, sendo a melhor opção para aqueles que sofrem de pressão alta, mas que de vez em quando desejam dar um presente ao seu paladar.