De origem italiana, o Gorgonzola é um dos queijos de mofo azul mais famosos do mundo, feito de leite de vaca e originário das regiões de Piemonte e Lombardia, sendo maturado por 1 mês.
O Gorgonzola é um queijo cremoso, cor amarelada ou palha com veios azuis e com casca natural. Possui um sabor que varia desde o suave ao acentuado, dependendo do estágio de maturação, com um aroma característico dos queijos de mofos azuis e lembrando nozes.
Assim como todos os queijos, o Gorgonzola deve ser conservado refrigerado em temperatura máxima de 8°C.
Degustação: A embalagem do queijo lhe permite continuar maturando, mesmo sob refrigeração, então deguste-o em diferentes estágios da maturação para determinar o “ponto” ideal para o seu paladar.
Tire-o da refrigeração e da embalagem uma hora antes de servi-lo, isto dará à massa a consistência adequada e liberará os seus melhores sabores. A temperatura ideal de consumo fica entre 18 e 20ºC.
Numa tábua de queijos, pode ser combinado com Brie, Pont L’Évêque, Saint-Marcellin, frutas secas, geleias de frutas vermelhas ou mel.
Harmoniza bem com alguns vinhos tintos, como um Malbec ou um Red Bordeaux. Caso prefira um vinho branco, você pode optar por um Sauterne.
Para os queijos de mofo branco procuram-se cervejas com sabores mais frutados que também possuam certa acidez, assim como as geleias. Cervejas do tipo Fruit Beer, Lambic (principalmente as frutadas), Saison ou as de trigo Weizenbier (ou Weissbier) e Witbier são as preferidas.
Sempre o conserve refrigerado (entre 3 e 10°C). Quanto mais alta a temperatura de conservação mais rápida e intensa será a maturação.
Para evitar ressecamento da casca, acomode-o em recipiente tampado, isto também evitará que o queijo transfira ou receba aromas dos outros alimentos.
Ao abrir a embalagem procure conservar o papel parafinado para reembala-lo se necessário, na impossibilidade disto, reembale-o em filme de PVC esticável. Recomenda-se consumi-lo em até sete dias depois de aberto, mas se bem embalado e refrigerado, certamente este prazo poderá ser estendido. Lembre-se que o queijo continuará maturando.
Só o congele em último caso, preferencialmente com o queijo já bem maturado. Depois de descongelado consuma-o completamente, certamente haverá mudança na consistência da massa. A conservação após o descongelamento não é boa.