Saint-Marcellin Serra das Antas: um pequeno queijo com um sabor frutado e aroma irresistível.
O Saint-Marcellin, de origem francesa, é um queijo de leite de vaca da região de Isère, tradicionalmente produzido com leite de cabra. Maturado por 2 semanas, tem uma textura aveludada e cremosa, cor amarela esbranquiçada e casca coberta por mofos.
Com sabor frutado que lembra nozes e cogumelos, e um aroma agradável, o queijo Saint-Marcellin Serra das Antas é pequeno, redondo (8cm), pesando 100g, e com validade de 60 dias. Deve ser mantido refrigerado a uma temperatura máxima de 8°C.
Retire-o da refrigeração meia hora antes de servi-lo para liberar seus melhores sabores e alcançar a textura perfeita. Ideal entre 18 e 22°C, combina com mel, saladas verdes e nozes, ou em tábuas de queijos com outras delícias como Pont L’Évêque e Gorgonzola dolce.
Tem harmonização perfeita com vinhos brancos frutados Se preferir tinto, tente algum bem leve e frutado, com pouco tanino, como alguns do Vale do Loire, alguns Beaujolais ou algum Pinot Noir jovem e frutado como os da Alsácea, Champagne ou América do Sul, mas não invista muito nestas tentativas
Possuindo um sabor mais acentuado, aroma marcante e uma massa macia e untuosa, combina bem com cervejas de malte torrado, devido ao seu presente amargor. Dê preferência às Ales, em especial as Pale Ales, Strong Golden Ales e Amber Ales, algumas cervejas trigo com sabor mais pronunciado, como algumas Weizenbier (ou Weissbier) ou uma Weizenbock ou mesmo uma Pilsner (ou Pilsen) mais encorpada.