Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por aqueles que precisavam de força e resistência física. De tamanho pequeno, pode apresentar coloração preta, marrom, acinzentada ou branca. Atualmente é cultivada no México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guatemala, Peru e Brasil.
Pode ser consumida na forma de semente, farinha e óleo. Ela tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo. Entre os principais componentes está o ômega 3, que se sobressai em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça, e o alto teor de fibra.
A Chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento: combate a saciedade, combate as inflamações e desintoxicação do organismo. Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol LDL, controle da glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Indicações de nutricionistas, é comer duas colheres de sopa de chia diariamente, quantidade suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e reduzir a sensação de fome. Deve ser ingerida 30 minutos antes das refeições, mas com alguns cuidados. “O consumo da chia é um auxiliar no processo de perda de peso. O seu uso sem nenhuma mudança no planejamento alimentar e também sem a adoção da atividade física, não vai promover o emagrecimento esperado.