O Zona Sul tem como objetivo levar a conectividade para a sua mesa. E isso só se torna possível com o seu toque especial junto a uma equipe de Experts, Chefs Zona Sul e colaboradores dispostos a criar com você!
11 experts
zona sul
398 colaboradores
nas 12 categorias
O Zona Sul habita o coração dos cariocas. Uma relação que evolui junto com a cidade e a gastronomia desde 1959.
Com o objetivo de garantir alimentos de qualidade, o Zona Sul redefiniu as fichas técnicas dos produtos que passam pelo pólo dentro do CEASA, baseados na EMBRAPA.
Além disso, a maior parte dos produtos são rastreados, ou seja, conseguimos mapear e acompanhar todo o percurso desde o embarque junto aos fornecedores até o ponto de venda, identificando lotes, safra, datas, entre outros.
Essas informações são coletadas e repassadas para uma plataforma, a qual geramos informações e relatórios que subsidiam as tomadas de decisão quanto aos produtos, fornecedores e safras.
A partir da chegada no CEASA fazemos a conferência de qualidade. Avaliamos calibre, estágio de maturação, brix, pressão, temperatura e sabor.
Após as montagens dos pedidos, as cargas são conferidas e entregues em todas as lojas em caminhões isotérmicos.
98% Produtos de hortifruti que
possuem rastreabilidade
O Zona Sul é um supermercado que há mais de 60 anos oferece produtos de alta qualidade, através de parceria com produtores locais e de diferentes países. Nossa missão é gerar experiências para os amantes da gastronomia. Através dos Experts e Chefs, oferecemos a oportunidade para você aprender sobre produtos e receitas.
Além disso, há um cashback de parte do valor do ingresso dos curso em produtos Zona Sul para todos os inscritos.
+325 aulas
realizadas
+3,8mil clientes
impactados
O Zona Sul possui uma produção própria de cogumelos em parceria com a empresa MightyGreens, para proporcionar aos seus clientes produtos frescos, de alta qualidade e com elevado valor nutricional. A MightyGreens utilizou o conceito de economia circular ao desenvolver um substrato para a produção dos cogumelos à base de borra de café e outros elementos totalmente sustentáveis.
Esse projeto utiliza apenas a água de condensação do ar no processo produtivo, ou seja, o próprio sistema de refrigeração da fazenda vertical que desumidifica o ar do ambiente, realiza um processo de filtragem e hidrata os cogumelos.
O Zona Sul implantou a primeira fazenda vertical com ambiente controlado de produção de cogumelos da América do Sul.
100 KG Produção média de
cogumelos POR mês
500 KG Volume de substratos
reutilizados
Com o intuito de resgatar a consciência ambiental, a preservação da natureza, além de entregar produtos de alta qualidade para seus clientes, o Zona Sul implantou um pomar na filial Santa Mônica (Av. das Américas, 8.888).
No pomar há cerca de 15 árvores frutíferas que foram plantadas pelos jardineiros da companhia, que além de promover o plantio são responsáveis pelo manejo, sem utilizar qualquer tipo de agrotóxico e substâncias químicas.
Os frutos colhidos são destinados à venda e os clientes podem colher as bananas diretamente do pé. Atualmente, há 75 bananeiras plantadas no Pomar Zona Sul.
+12 ton Captura de CO2 através
das árvores frutíferas
Ovos de galinhas livres: 100% dos ovos vendidos em nossas lojas serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas até 2030.
O Zona Sul possui um galinheiro com 120 aves livres, cujo estilo de criação é conhecido como cage-free, onde as galinhas são criadas soltas, livres de gaiolas.
O foco é o bem-estar animal, onde as galinhas vivem mais tranquilas e felizes, pois o ambiente permite uma livre circulação, a alimentação vegetal é balanceada, a água tratada fica à vontade e há um apoio técnico constante, garantindo um ovo mais nutritivo e saudável.
O Zona Sul firmou, em 2019, um compromisso pelo bem-estar animal na cadeia de ovos.
Em 2018, o Zona Sul aderiu a tecnologia do self checkout, que é um terminal de autoatendimento, que funciona como caixa. Ele traz mais agilidade e conforto para aquelas compras de até 15 itens. Isso torna a experiência do cliente mais cômoda e agradável, reduzindo filas sem perder a qualidade no atendimento.
Pioneiro no Rio de Janeiro, o Zona Sul aderiu ao sistema da Payface em 2022. Para efetuar o pagamento basta posicionar a face diante do leitor e colocar a senha. A Payface utiliza tecnologia de inteligência artificial para diferenciar o rosto de uma pessoa real de uma foto. O sistema também está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo uma compra segura.
272 pontos de venda
com self checkout
Com o objetivo de reduzir a quantidade de papel utilizada e dar mais agilidade ao processo de separação dos pedidos, o Zona Sul desenvolveu um aplicativo próprio, que é integrado à plataforma de vendas online (site e app).
O cliente faz sua compra via site ou app, e o sistema integra esse pedido à filial mais próxima. Ao ser integrado, o pedido aparece no app próprio de separação para que os produtos possam ser selecionados por nossa equipe.
App exclusivo Zona Sul para a venda online
Pedido é integrado à filial mais próxima
Essa estrutura passou a ser utilizada durante a pandemia e com o uso dessa tecnologia houve uma redução de papel utilizado e do tempo de espera do cliente. Além disso, esse novo modelo reduziu os erros na separação, já que o app possui a imagem do produto solicitado e possibilita a leitura do código de barras e da etiqueta de balança.
4.426 kg de papel economizado
+9 milhões economia em l de água
1.390 kg de papel economizado
+2 milhões economia em l de água
Até a etapa de validação, o contato do cliente é inteiramente com um assistente virtual, exceto em casos em que o cliente solicita o contato com o "fale conosco".
Em 2016, o Zona Sul começou a realizar vendas via WhatsApp. Nesse modelo, cada loja possuía um número de telefone. Com o passar dos anos, foi necessário criar estratégias para ter um maior controle gerencial desse processo e acompanhá-lo de ponta a ponta.
Por isso, este serviço passou a ser automatizado, trazendo mais qualidade e agilidade. Neste novo modelo, para realizar as compras, o cliente envia alguns dados como sua lista de compras e seu CEP via WhatsApp. Estes dados são integrados em um único sistema.
O sistema correlaciona os itens da lista com os produtos do Zona Sul e valida a informação com o cliente. Uma vez validada, a lista é direcionada para a filial mais próxima do CEP informado. Já na filial, os produtos são separados, faturados e enviados para o cliente.
O Zona Sul possui uma equipe formada por colaboradores especializados e dedicados ao Fale Conosco/SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor que realiza o atendimento ao cliente através dos canais de comunicação como telefone, email, Whatsapp, Reclame aqui e redes sociais.
É a área responsável por cobrar a resolução das solicitações e reclamações dos clientes e fazer a captação de pedidos pelos canais de telefone, Whatsapp e e-mail. É responsável também pela avaliação dos pedidos suspeitos de fraude dos canais de ecommerce e Whatsapp, entre outros.
80% de atendimentos resolvidos em até 24h e 20% em até 48h.
O Zona Sul investe na carreira dos seus colaboradores através de plano de carreira e treinamentos, fazendo parte da história de vida de cada um.
Em 2019 a empresa aderiu a uma LMS (Learning Management System) para a gestão de ambientes de aprendizagem. Nela, o colaborador entra em um ambiente exclusivo e gamificado. A plataforma também é utilizada para pesquisas internas, avaliações, inscrições de processos seletivos, divulgação de notícias e comunicados.
Também em 2019 foi criado um programa de bolsas de estudo. Atualmente, os cursos de graduação contemplados neste projeto são Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos e Logística.
Este projeto é coparticipativo, onde o Zona Sul arca com 90% dos custos do curso e o colaborador com 10%. Os colaboradores que atingem as maiores pontuações no vestibular são classificados para uma avaliação conjunta do setor de RH e da alta gestão.
O Zona Sul é uma família onde todos cooperam para o crescimento coletivo e se entregam de coração.
O Super Mercado Zona Sul se compromete com a saúde e o bem estar de todos os seus
colaboradores. Por isso, instalou em sua Central de
Distribuição um ambulatório médico
para atendimento de seus colaboradores. Além disso, criou um projeto para promover
ações de saúde e bem estar aos seus colaboradores.
O plano de saúde do Zona Sul possui um serviço de medicina preventiva, que conta com diversos programas como emagrecimento saudável, hipertensão e diabetes, saúde mental, entre outros.
Em todos os eventos do Zona Sul são promovidas ações de saúde com nossos parceiros, para realizar pequenos atendimentos como pesagem, aferimento de pressão e glicose, ginástica Laboral, massagem, auriculoterapia, avaliação com nutricionista etc.