Ao longo da maior parte da história do homem, ele atuou como como dominador da natureza e acreditava que ela estava disponível só para o desenvolvimento econômico. Essa forma de pensar produziu uma “sociedade de consumo”, que é exatamente o oposto do desenvolvimento sustentável e levou a consequências drásticas, como poluição ambiental e desigualdade social.
A Política de Qualidade, Segurança do trabalho e Meio Ambiente é de propriedade de todos os funcionários Zona Sul.
Desse modo, surgiu a necessidade urgente de mudarmos essa visão, levando em conta a harmonia entre a natureza e a sociedade em qualquer empreendimento humano, tendo os seguintes pontos como bases:
Ser ecologicamente correto: não esgotar os recursos da natureza, tratar o meio ambiente com respeito, haver um equilíbrio entre o que retiramos da natureza e o que oferecemos em troca.
Ser economicamente viável: buscar meios que propiciem o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.
60 Operadores de
reciclagem
2 “COLABORADORES NA EQUIPE
DE SUSTENTABILIDADE”
O Zona Sul aderiu ao Mercado Eletrônico (ME) em 2022 com o objetivo de automatizar seus processos de compras de suprimentos, serviços e ativo imobilizado.
O ME conecta compradores e fornecedores de uma forma automatizada via e-mail. Todas as informações ficam armazenadas em um único local, garantindo compliance e tomadas de decisão mais assertivas. A adesão ao ME traz para o Zona Sul maior economia, agilidade, governança e colaboração.
economia
colaboração
agilidade
governança
A equipe de segurança dos alimentos do Zona Sul (SEGA) é composta por médicas veterinárias, engenheiros de alimentos e nutricionistas. A multidisciplinaridade desta equipe está diretamente relacionada com o objetivo do setor, que é garantir a qualidade integral do alimento em toda a sua cadeia, assegurando assim, o cumprimento da legislação sanitária vigente.
A área de segurança dos alimentos está em busca de melhoria contínua para manter o alto padrão de qualidade. Para isto, atua na elaboração de manuais, criação e atualização de rótulos aplicação de check-lists, qualificação de fornecedor, gestão de documentos exigidos pelos órgãos fiscalizatórios e participação na elaboração das plantas das novas unidades de negócio.
As empresas devem disseminar a cultura da segurança do alimento entre seus colaboradores, através de gestão e procedimentos. Já o consumidor deve estar atento à data de validade do produto e à integralidade de sua embalagem.
54 COLABORADORES DEDICADOS À
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
7 COLABORADORES NA EQUIPE DO SEGA
14 COLABORADORES
NA EQUIPE DO SESMT
Mais do que uma obrigação legal, essas iniciativas são fundamentais para prevenir perdas tangíveis e intangíveis para os trabalhadores, empresas e a sociedade.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Zona Sul é responsável pelo planejamento e implementação de ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na empresa. Esse time é formado por especialistas em SST como engenheiros de segurança, médicos do trabalho, técnicos de segurança e especialista de incêndio que devem fazer parte da gestão integrada da organização.
A maior parte das medidas planejadas, implantadas e acompanhadas pelo SESMT tem o objetivo de reduzir os riscos, os acidentes e doenças laborais, o que também eleva a produtividade.
O Super Mercado Zona Sul possui a visão de ser reconhecida como empresa modelo e rentável e
entende que adotar práticas de governança corporativa são fundamentais para sua gestão
estratégica, promovendo a ética e a transparência na administração dos seus negócios.
A administração da Companhia é realizada por meio de uma diretoria colegiada, formada por 3
(três) diretores estatutários e 5 (cinco) diretores executivos. Conforme Estatuto Social, a Companhia
dispõe de um conselho consultivo ativo não deliberativo, composto por 3 (três) conselheiros
externos e por 4 (quatro) acionistas.”