Em 1999, a Família Plínio Pizzato constitui a PIZZATO Vinhas e Vinhos para agregar a elaboração de vinhos ao já existente cultivo de videiras, ao qual se dedica desde a imigração de Antônio Pizzato para o Brasil, vindo do Vêneto / Itália ao final dos anos 1800.PRODUTOR Vinícola Pizzato. Ainda na itália, a família cultivava vinhas e elaborava vinho e pequenas quantidades. Após a chegada ao Brasil em 1980, após o estabelecimento e a subsistência, o amor e dedicação em trabalhar com uvas e vinhos falou mais alto.
Assim o cultivo de parreiras em maior extensão foi levado adiante. As atividades do imigrante Antonio Pizzato Foram por um de seus filhos Giovanni Pizzato que além da ocupação principal relacionada aos vinhedos continuou produzindo vinho, mas apenas pra consumo da Família Pizzato.
A maior parte da produção de uvas passou a ser comercializada para vinícolas da região da serra gaúcha. A personalidade é fruto da interação entre o objeto/ser e as transformações decorrentes de vivência, educação e experiência; é dessa forma que sua estrutura se torna íntegra ao longo dos vários estágios da existência, do nascimento à lembrança. Do plantio da uva ao sacar da rolha, um vinho Pizzato é elaborado para expressar aromas e sabores característicos, ressaltando a experiência sensorial em um todo harmônico que representa a origem.
ACOMPANHAMENTO: Peixes, frutos do mar em geral, carnes brancas, massas com molhos brancos, pratos leves pouco condimentados, saladas.