Este vinho entrou firme no Brasil no verão de 2014, resistiu ao frio do inverno e fugiu do conceito de ser apenas uma bebida de verão.
Jacques Tranier, o presidente da Vinovalie, um grupo de produtores do Sudoeste francês, estava de férias em 2003 perto de Saint Tropez, na Côte d’Azur, quando num bar viu o garçom servir vinho rosé em taças de Cognac com gelo. A maioria das pessoas que pedia eram mulheres e bebiam isto do início ao final da refeição, do aperitivo ao digestivo. Curioso pediu uma taça, mas o vinho se por um lado estava geladinho e refrescante graças ao gelo, por outro ficava aguado, diluído e sem sabor. O conceito estava ali, mas faltava o produto.
De volta ao batente pediu aos enólogos da casa que se debruçassem sobre o problema e que achassem uma solução. Enquanto isso Jacques ficou pensando no nome e na embalagem. Cores que remetessem ao verão e à Côte d’Azur que o inspirou. Praia, piscina, vinho rosé, gelo, taça grande... o “brain storm” no marketing apontou a solução: Rosé Piscine.
As cores claras e o azul do mar remetendo à praia do Mediterrâneo. Um copo tipo de uísque foi desenvolvido para o serviço específico, nada de improvisar com a taça do Cognac. Afinal, tinha de ser servido com gelo.
Em 2004 o Rosé Piscine foi lançado na França, ainda sem a embalagem “sleeve” atual e hoje, cerca de 1,3 milhões de garrafas são vendidas anualmente.
A uva autóctone do sudoeste da França: Negrette, com um aroma sedutor e maior concentração de açúcar, exige o consumo com gelo para se atingir o equilíbrio e torna o Rosé Piscine uma bebida charmosa e refrescante.
Pode ser servido na praia ou na mesa, pelo seu conceito descompromissado e elegante adapta-se a todas as ocasiões. Seja na noite, no dia, em casamentos, em reuniões, na beira da piscina, em um jantar romântico, no verão ou no inverno.
Coloração rosé salmão pálido, lindo, quase transparente, com reflexos azulados. Seu nariz é refinado, com notas de limão e morango. Paladar harmonioso, um vinho para bebericar, mas também muito gastronômico.
Harmonização
Camarão, terrine de peixe, peixes com molhos cítricos, queijo fresco com ervas.
Servir entre 8º e -11ºC.
Beber com gelo.