Penne Piccole Rigate pertence à família Penne e difere deles pelo seu diâmetro menor.
O termo Penne refere-se, na língua italiana, à pena de ganso usada nos tempos antigos para escrever e que era cortada no viés para obter uma ponta com uma linha fina. O formato, obtido a partir de um tubo de massa, liso ou listrado, de comprimento variável, tem o corte diagonal característico da caneta de escrever.
Penne é um dos poucos formatos de massa com uma certa data de nascimento: em 1865, de facto, um massairo de San Martino d'Albaro (Génova), Giovanni Battista Capurro, pediu e obteve a patente de uma máquina de corte diagonal. A patente era importante porque permitia que a massa fresca fosse cortada em forma de caneta, sem esmagá-la, em formato variável entre 3 e 5 centímetros (mezze penne ou penne). Lemos no documento conservado no Arquivo Central do Estado de Roma: “ Até agora não era possível obter o corte diagonal senão com tesoura manual, método que, além de ser muito lento e caro, tinha o inconveniente de produzir corte irregular e esmagamento das pastas ".
Os Penne Piccole Rigate são excelentes para preparar massa seca temperada com ragu de vaca ou porco. Eles também são perfeitamente adequados para molhos à base de vegetais, como berinjelas, pimentões, abobrinhas e alcachofras ou receitas mais caprichosas com salmão ou vodka.